Estreite seu foco.

17/11/2018

Seus olhos são maiores que seu estômago? 

Não é incomum quando as pessoas pensam em começar um negócio e tentam ser tudo para todos. "Eu quero preparar refeições, dar aulas de culinária e fazer jantares top." Tudo isso é possível; no entanto, precisamos descobrir o que é mais importante para você e qual o melhor para ser  oferecido. 

Uma das lutas mais difíceis que eu tive e tenho como um novo empreendedor é restringir minhas opções e encontrar o meu foco. Começando, eu estava em todo o lugar (sites, blogs, cursos, feiras, workshop...) E isso me beneficiou na época, porque eu estava me expondo a muitas novas idéias e formas de realizar meus negócios. Mas chega um momento em que você deve dar um passo para trás e encontrar o foco.

Espalhar-se muito e não escolher uma direção e ou foco para o seu negócio, não lhe dará as recompensas que você procura. 

O primeiro, mais importante e mais difícil passo para encontrar o foco é estabelecer prioridades. Priorização obriga você a decidir o que você realmente quer para o seu negócio e, portanto, o que você pode viver sem. 

Priorização é o passo em que você enfrenta seus limites. A vida é como um bufê/buffet gigante de alternativas umas mais tentadoras que outras e muitas que você não pode esperar para provar. Então, você tem que aprender a gerenciar prioridades. Aprendendo a rejeitar as coisas que você quer para conseguir outras coisas que você quer mais.

Algumas pessoas falham neste ponto com medo de rejeitar uma boa alternativa, e como consequência essa escolha venha privar-las de algum ingrediente essencial para sua felicidade futura. Como consequência, elas buscam muitas coisas ao mesmo tempo, alcançando pouco ou nenhum resultado.

Este é o lugar onde muitas pessoas ficam presas no início do negócio. O medo de deixar idéias irem e de se concentrar em um caminho único e claro por medo de fazer a escolha errada e perder uma grande oportunidade. Eu, estive neste lugar. Eu estava me espalhando muito, então eu não estava tendo sucesso com nada e fazendo as piores escolhas, mas continuava tentando mesmo porque desistir não pode ser uma opção para quem quer empreender.


Três perguntas:

1. O que é mais importante para mim agora?

2. O que irá me render uma receita/base mais rapidamente?

Eu sei, nós temos uma grande vontade de abraçar o mundo, mas quando você está começando um negócio, é importante pensar em como você estará fazendo uma receita, tendo lucros em pouco tempo e como você vai fazer essa cobrança. Você tem que saber quantos clientes você precisa para poder pagar suas contas, certo?

3. De todas as ideias, o que acende a paixão?

Existem várias maneiras de construir seu negócio, mas você só tem algumas horas em um dia para fazer isso acontecer. Conhecer e escolher o que mais lhe interessa ajudará a impulsionar o sucesso do seu negócio.

No início, em alguns dias, você fracassa e não progride e é necessário começar tudo de novo no dia seguinte. Uma vez que as coisas são tremendamente melhoradas, você pode colocá-las no piloto automático e continuar em frente. Chegará um ponto em que você perceberá que é muito bom ter um foco singular e que seguirá com esse foco até encontrar sucesso ou, pelo menos, até que tenha feito uma grande, boa e produtiva tentativa.

Conforme você progride, o medo do "será que estou fazendo a coisa certa ...?" Irá embora. Haverá uma calma sobre você, noites mais tranquilas virão, os dias ficarão mais leves e seu tempo mais produtivo. 

Uma vez que a prioridade foi escolhida e o seu foco foi ajustado, os frutos do trabalho aparecerão fazendo com que seu negócio deslanche e isso te trará paz, gratidão, satisfação e te trará aquela sensação de que todos os sacrifícios valeram a pena e até passaria por tudo novamente. 

Por isso, diminua o ritmo e encontre o foco, não tenha o olho maior que seu estômago e empreenda!

Abraços fraternos, Ricardo Sales!

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora